Meu pet foi picado por abelha: O que devo fazer?

Por Gessica Cruz, Analista Técnica Ourofino Pet

22 de Junho de 2022

Meu pet foi picado por abelha: O que devo fazer?

Os cachorros e gatos são animais curiosos e adoram explorar os ambientes, com isso a picada por abelhas é algo relativamente comum e pode provocar desde um simples inchaço e, dependendo da espécie da abelha, pode ser fatal.

Saiba os riscos e cuidados imediatos que você deve ter com o seu pet!

 

Toda picada por abelha é perigosa?

As abelhas são ótimas polinizadoras, mas também um risco para nossos animais de companhia. Este risco está em sua ingestão ou em suas picadas, sendo ambas as situações comuns pela curiosidade inata do pet.

Atualmente as abelhas criadas no Brasil são mestiças com abelhas africanas que, apesar de serem insetos sociais e utilizados para a produção de mel e derivados, podem apresentar comportamento agressivo, portanto, deve-se evitar que o pet se aproxime de colmeias e abelhas.

As abelhas realizam a ferroada como forma de defesa contra ataques aos indivíduos ou às colmeias.

O ferrão está pre­sente apenas nas fêmeas das abelhas e o veneno é produzido pela “glân­dula do veneno” e injetado no momento da ferroada, ambos ficam presos no local da ferroada liberando lentamente o veneno.

Após a ferroada a abelha morre, ou seja, cada abelha pode atacar uma única vez, mas como são insetos sociais, a aproxi­mação à colmeia pode resultar no ata­que de grande número de abelhas.

A picada de abelha pode ser fatal, porém são casos raros e tudo depende da reação do organismo do pet ao ter contato com a toxina aplicada pelo inseto e a quantidade. Podendo desenvolver convulsão, coma, e evoluir para óbito por conta da cardiotoxicidade do veneno.

Dependendo da zona da picada, a reação inflamatória pode chegar a obstruir as vias respiratórias e provocar asfixia. Daí a importância de ir de imediato ao médico-veterinário diante à reação alérgica.

 

Sintomas da picada de abelha em pets

O acidente por abelhas pode causar três tipos de reações: local, tóxica sistê­mica e anafilática.

A reação local ocorre quando o ani­mal sofre uma ou poucas ferroadas. Os efeitos são limitados ao local do ataque, com aparecimento rápido de dor, vermelhidão e edema, que podem persistir por algu­mas horas ou, eventualmente, dias. Os cães e gatos apresentam, em geral, inchaço na face, ao redor dos olhos e/ ou nas orelhas, sendo a possibilidade fatal após uma única picada muito rara.

A reação tóxica sis­têmica é resultado de muitas ferroadas que podem levar a al­terações clínicas como apatia, falta de apetite, amarelamento de pele, mucosas e olhos (icterí­cia), urina com coloração avermelhada, vô­mitos, diarreia, alteração respiratória, convulsões, depressão do sistema nervoso central, febre e choque.

A reação anafilática, que é uma reação alérgica grave com potencial de fatalidade, é algo que acontece apenas em alguns indivíduos muito sensíveis, em que o próprio sistema imunológico responde de maneira exagerada, mesmo com uma única ferroada.

Essa reação foi descrita apenas em cães que apresentaram apatia, sangue na urina, falta de coordenação motora e convulsões. Outros sinais clínicos associados à reação anafilática incluem inchaço com vermelhidão local, coceira e urticária. Nos casos graves, potencialmente fatais, há o fechamento das vias aéreas.

 

Tratamento

Em qualquer caso de ferroada por abelhas, o ferrão deverá ser removido da pele do animal junto com a glândula tendo o cuidado para não apertá-la, pois ainda pode haver veneno. Por este motivo a remoção dos ferrões deve ser feita por meio de raspagem, de preferência com suporte do médico-veterinário.

Além da remoção do ferrão é recomendado aplicação de compressas frias no local e, quando necessário, o veterinário poderá prescrever medicamentos para controle da dor e do inchaço, bem como corticoides e antialérgicos. De acordo com a gravidade do caso, o médico-veterinário também pode fazer tratamento de suporte com fluidos, suporte cardiorrespiratório e outros medicamentos.

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet