6 cuidados com os pets na primavera

Por Mariana de Castro Amancio, Médica Veterinária e Analista Técnico e Marketing Sênior de Animais de Companhia

25 de Setembro de 2023

6 cuidados com os pets na primavera

A primavera, a estação mais repleta de flores do ano, começa no hemisfério Norte aproximadamente no dia 20 de março e termina perto do dia 21 de junho. Já no hemisfério Sul, inicia-se por volta de 22 de setembro com término por volta do dia 21 de dezembro.

Com a primavera, vem as mudanças no clima e no ambiente, que pode afetar a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

Então separamos algumas dicas de cuidados importantes a serem considerados para garantir que seus pets tenham uma primavera segura e feliz. Confira 6 principais cuidados com os pets na primavera!

 

 

1. Alergias respiratórias e dermatológicas

Assim como os humanos, os animais de estimação também podem sofrer de alergias sazonais.

A primavera é frequentemente associada a alérgenos como pólen, grama e ácaros, que podem causar alergias respiratórias e dermatológicas.

Consulte um médico veterinário para diagnóstico e tratamento caso o seu pet apresente sinais de alergias, como: coceira, tosse seca, espirros ou olhos lacrimejantes.

Como os cães e gatos possuem maior sensibilidade de pele nesse período do ano, é importante:

  • Escolha produtos hipoalergênicos;
  • Evite produtos com fragrâncias fortes;
  • Enxágue completamente após o banho;
  • Mantenha a pele do animal hidratada.

A linha Bris da Ourofino Pet, possui uma variedade de produtos para cuidado e higiene de animais de estimação, incluindo: shampoos, sprays e sérum.

Linha Bris

Esses produtos podem ser úteis para manter a pele e o pelo limpos e saudáveis, minimizando a chance de alergias para animais sensíveis, como os atópicos.

 

2. Parasitas

Com a chegada da primavera, a temperatura começa a aumentar mesmo com algumas chuvas, tornando o ambiente mais úmido e propício para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos-palha. '

Mantenha seu animal de estimação em dia com os tratamentos de prevenção, pois esses parasitas são mais ativos na primavera.

Certifique-se de manter seus pets protegidos contra esses parasitas usando produtos como: a coleira Leevre, o NEOpet para os cães e o Banni 3 para os gatinhos.

 

3.Plantas tóxicas

A primavera traz o florescimento de várias plantas, algumas das quais podem ser tóxicas para os animais de estimação.

Mantenha seus pets longe de plantas como: Costela-de-adão, Comigo-ninguém-pode, Espirradeira, Mamona, Coroa-de-cristo, Hera, Lírios, Azaleias, Bico-de-papagaio, Glicínia, Espada-de-são-jorge, Dama-da-noite, Copo-de-leite, Samambaia, Antúrio, Violeta, Dedaleira, Caladium, Beladona, Hibisco, Hortênsia, Fumo-bravo, Tulipa e Narcisos.

Se você suspeitar que seu cachorro ou gato ingeriu alguma planta tóxica, ideal é entrar em contato imediatamente com um médico veterinário.

 

4.Vacinação

A primavera é uma época em que os animais passam mais tempo ao ar livre, aumentando o risco de exposição a doenças. Verifique se as vacinas do seu pet estão atualizadas.

 

5.Socialização e treinamentos

A primavera é uma ótima época para treinar e socializar seu animal de estimação.

Passeios e interações com outros animais podem ser benéficos, mas certifique-se de que seu pet esteja sob controle e que você esteja usando técnicas de treinamento positivas.

Ao levar seu cão para passear, certifique-se de mantê-lo na guia e sob controle, especialmente se houver muitas pessoas e outros animais em áreas públicas.

 

6. Hidratação e temperatura

À medida que a primavera se transforma em verão, as temperaturas podem subir rapidamente. Pensando nisso, é fundamental manter seus animais de estimação hidratados, especialmente em dias quentes.

Forneça água fresca e verifique se eles têm sombra suficiente quando estiverem em espaço aberto. Porém, se estiver muito quente, limite o tempo que seu animal passa ao ar livre.

 

Bônus

Lembre-se de que cada pet é único e pode ter necessidades específicas.

Portanto, é importante prestar atenção ao comportamento e às necessidades individuais do seu pet durante a primavera e em todas as estações do ano.

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em entrar em contato com um veterinário para obter orientações específicas para o seu animal e garanta que ele esteja sempre saudável e feliz.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet