Artrose em cães: o que é, sintomas e tratamento

Por Raíssa Mara Rodrigues Siravegna Nogueira , Médica Veterinária e Consultora de Demanda na Ourofino Pet

14 de Agosto de 2023

Artrose em cães: o que é, sintomas e tratamento

Você provavelmente já percebeu que a nossa conexão com os pets está se prolongando cada vez mais e isso nos traz uma grande alegria, não é verdade? Mas com a longevidade vem o desafio, manter a saúde das articulações do seu pet.

Todo animal idoso tende a apresentar várias alterações, isso faz parte da 3º idade do mesmo modo que nós humanos. E entre essas alterações podemos observar a artrose.

 

O que é artrose em cães?

Artrose é uma doença degenerativa que causa o desgaste da cartilagem das articulações.

A doença acomete cerca de 80% dos cães acima de 8 aninhos, porém cada vez mais nos deparamos com cães jovens (20% dos cães acima de 1 ano de idade), sendo diagnosticados com essa enfermidade.

 

Qual a causa da artrose?

A idade é um fator que pode favorecer o aparecimento da artrose, mas há outros agentes tão relevantes como:

  • A genética em raças predispostas principalmente as de grande porte (Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador e Golden Retriever);

  • A obesidade, pois as articulações suportam mais peso do que podem;

  • O agente trauma ou até mesmo procedimentos cirúrgicos envolvendo essas articulações.

E vejam que curioso a prevalência é maior nos cães do que nos gatos.

Durante o inverno, os cães com problemas nas articulações tendem a sentir mais dor. Isso ocorre porque, nesse período, os cachorros tendem a ser menos ativos e a inatividade, ao invés de ajudar, só piora a situação. Portanto, é preciso ter mais cuidado nessa época do ano.

 

Sintomas da artrose em cães

Os principais sinais assistidos em cães que possuem a artrose podem ser:

  • Resistência para passear ou brincar com outros pets, que antes eram rotineiros;

  • Dificuldade em ficar em pé, subir escadas/sofás/camas, pular ou correr;

  • Dificuldade para se levantar e rigidez após o repouso;

  • O pet pode começa a mancar;

  • Rosnam quando tocam nas patinhas;

  • Diminuição do apetite

  • Alteração do sono

  • Alguns casos os cães podem apresentar episódios de agressividades como forma de se proteger do incômodo.

Muitos desses sinais frequentemente passam despercebidos pelos tutores, principalmente se forem idosos, pois deduz que seja pela idade.

 

Diagnóstico de artrose em cães

Para diagnosticar a artrose em cães é necessário passar por um médico veterinário. Hoje existe a especialidade ortopedia na medicina veterinária.

Este profissional irá realizar um exame clínico completo e também solicitar exames complementares como imagem e laboratoriais.

 

Tratamento para artrose em cães

Apesar de não ter cura para a artrose, existem medidas de suporte válidas para melhorar a qualidade de vida do seu cachorro, como: redução de peso para os cães acima do peso e a prática de exercícios físicos mesmo que leves, curtinhos e claro nos horários mais frescos do dia.

Além disso, é importante realizar adequações no ambiente como a escolha de pisos antiderrapantes e auxílio de escadas para subir no sofá.

Com o progresso da medicina veterinária temos disponíveis diversos tratamentos específicos e paliativos como a fisioterapia veterinária, hidroterapia e a aplicação de células-tronco.

Como opção os suplementos alimentares estão surtindo ótimos efeitos nos protocolos. A Ourofino Pet conta com o condroprotetor Condromax e o colágeno Ativi® 40 mg, composto por minerais que exercem suporte nutricional ao metabolismo da construção de estruturas articulares.

Os suplementos são palatáveis e tem indicação tanto para cães quanto para gatos.

 

Como prevenir?

O veterinário indica remédios para diminuir a inflamação, controlar a dor e melhorar a qualidade de vida dos animais de companhia. Em casos mais graves pode ser que a intervenção cirúrgica seja necessária.

Por isso é importante as consultas de rotina, principalmente para os cães idosos. O meio ideal para prevenção é manter o check-up em dia do seu pet, permitindo a identificação precoce dos sintomas.

Assim como os humanos, a fase senil precisam de cuidados e atenção redobradas e se depender de nós queremos eles vivendo muitos anos ao nosso lado.

Porque faz bem cuidar dessa relação!

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet