Cicatrização de feridas em cães e gatos

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

18 de Maio de 2017

Cicatrização de feridas em cães e gatos

Na rotina clínica veterinária sabemos que existe uma alta incidência de atendimentos a animais acometidos por lesões, feridas de diferentes tipos e origem como as  acidentais (mordeduras por brigas, feridas por atropelamento, queimaduras) e  os casos de feridas cirúrgicas, que muitas vezes são incisões extensas com grande perda de pele.

A cicatrização de feridas é um processo complexo que envolve a estruturação e crescimento de um novo tecido e depende de vários fatores, locais e gerais, como localização anatômica, tipo da pele, raça, idade, hiperatividade do paciente e o próprio tratamento das feridas. Portanto, para que tudo ocorra bem, cães e gatos requerem cuidados especiais na hora de cuidar dos ferimentos, como manter o local limpo para que não ocorra contaminação da ferida, lavar bem as mãos antes de manusear a ferida, limpar e proteger a área onde ocorreu a lesão e é muito importante o uso de colar protetor para o animal não lamber a área machucada, pois isso atrasa o processo de cura.

Para uma cicatrização rápida e de melhor qualidade para cães e gatos, a Ourofino conta em sua linha de produtos para pets com o Regepil, de uso tópico e formulação exclusiva com potente ação cicatrizante. Lembrando que é indispensável uma consulta com o médico-veterinário para uma avaliação detalhada para que o profissional estabeleça o melhor protocolo de tratamento.

 

Foto: Istock

Comentários

Daiana Alves Santana

Levei minha cachorrinha duas vezes ao veterinário e ele passou uma pomada chamada Quadriderme para suspeita de cisto sebáceo porém essa semana abriu um buraquinho bem pequeno saindo sangue, o que passo no lugar ? Estou sempre higienizando, tenho medo de inflamar, não quero voltar denovo , você teria algo a me recomendar? por favor

Oi Daiana, tudo bem?

Infelizmente não tem como indicar um tratamento sem examinar o animal, precisamos ter certeza do que se trata essa lesão para indicar o tratamento correto.

Em alguns casos pode usar apenas um produto de uso tópico, em outros casos precisa de uma medicação oral também, por isso o veterinário precisa examinar seu animal.

Luara

Boa noite. Meu cão apresentou uma alergia ma calda que gerou um pequeno cacocinho e ao coçar feriu. Depois de cicatrizado o ferimento, há meses, no local da lesão não nasceu mais pêlo. O que pode ser feito?

Olá Luara,

Obrigada pelo seu contato.

Infelizmente alguns locais onde teve uma ferida, que gerou uma cicatriz, pode ficar sem nascer pelo.

Recomendo que você leve seu cão ao veterinário pra ser examinado e verificar se tem chances de voltar a crescer pelo na região com o uso de um suplemento alimentar.

manuela

Olá, boa tarde.
meu gato está com suspeita de esporotricose e por enquanto estou aplicando rifocina em spray nós machucados porém ele acaba lambendo o remédio. Isso faz mal para ele?? pode dar em alguma coisa?

Oi Manuela,

Obrigada pelo seu contato.

Se o gato ficar lambendo a medicação, pode causar uma intoxicação, e também a lambedura retarda a cicatrização e ainda pode infeccionar as feridas. A dica é colar um colar elisabetano no animal, verifique com o veterinário.

Alex Oliveira

Boa noite vi sua mensagem e as respostas as perguntas dias pessoas achei muito bacana e desde já deixo meus parabéns pelo carinho ,meu problema é vque miga cadela de 4 meses deu tipo de uma alegria na orelha e nos olhos dela e ela coça muito a ponto de ferir a orelha a veterinária passou simparic pra tomar mas já fazer 15 dias e não vi melhora e triste ver ela se coçando gostaria de saber se pode me ajudar e desde já muito obrigado v

Oi Alex,

Obrigada pelo seu contato e pelo comentário =)

Chegou a fazer algum exame de raspado de pele pra descobrir o agente causador dessa alergia?

Teve alguma mudança na alimentação, produto de limpeza de casa, shampoo do banho?

Converse com a veterinária que esta tratando o seu animal, para investigar melhor a alergia e descobrir qual o agente causador, pra fazer o tratamento correto. Se o animal for atopico, da pra fazer um acompanhamento com um veterinário dermatologista para controlar a atopia.

Bruna da Silva Pinto

Minha Cadela foi atropelada sábado e hoje vimos que o osso da junta da pata traseira esta exposta tem como recuperar? A ferida está dando mal cheiro, coloquei colar e passei iodo e enfaixei.

Oi Bruna,

Você precisa leva-la ao veterinário o mais rápido possível, ele vai avaliar a extensão do ferimento e vai indicar o tratamento. Quanto antes ela for atendida, maiores as chances de se recuperar.

Vai precisar entrar com antibiótico, anti-inflamatórios e para ajudar na cicatrização temos o Regepil, converse com o veterinário.

Dulce Dantas

Bom .gostei muito das dicas espero que i Thor fique bom

Olá Dulce,

Que bom que gostou, fico feliz, uma das nossas missões é compartilhar conhecimento e ajudar nossos pets, afinal sabemos o quanto é importante cuidar dessa relação.

Conte comigo.

Ourofino

João. Paulo. Ferreira. De. Camargo.

Boa. Noite. Meu. Gato. Tá. Sem. A. Pele. Na. Perna. Traseira. Mas. Quando. Eu. Aplico. A. Medicação. Ele. Lambe. Tudo. Vai. Sara. O. Ferimento.

Olá João,

O ideal é você colocar um colar elisabetano no seu gato para evitar a lambida, pois a saliva alem de retardar a cicatrização, ainda pode causar uma infecção no ferimento.

Ana Luísa Cargnelutti

Bom dia, minha gata está com um corte no interior da boca, está infeccionado, irei limpar o ferimento, oq eu poderia passar para ajudar na cicatrização?

Oi Ana Luisa,

Você precisa leva-la ao veterinário para ele examinar a lesão e indicar o medicamento adequado.

Talvez seja necessário entrar com medicação oral também.

Célia

Meu gato estar com a pata com um machucado tá mt molhada estou preocupada estou passando esse remédio e mantendo fechado para quando ele for na terra não sujar ele e castrado sei fica em casa está MT feio uma coisa mole obrigada

Oi Célia,

Você chegou a leva-lo ao veterinário?

Dependendo de como estiver esse machucado precise entrar com medicação oral também, por favor, leve ele o quanto antes ao médico veterinário para que ele possa ser examinado.

Vanessa

Boa noite tenho uma gata de exatamente uns 7meses, ela sofreu uma queimadura com água quente, eu abaixei a temperatura do corpo,limpei o machucado e a levei no veterinário que passou um spray nela, só q agora o pelo está caindo muito e ficando como se fosse a pele bem avermelhada, gostaria de saber se tem alguma coisa que possa fazer para melhorar...

Olá Vanessa,

Você pode utilizar o Regepil, ele é excelente para acelerar a cicatrização.
Lave a região com soro fisiológico e aplique o Regepil 3x ao dia, ate completa cicatrização.

Ela não pode lamber ou coçar a região, então cubra a região com uma atadura elástica ou coloque um colar elisabetano nela.

E não deixe ela ficar no Sol e nem sair de casa.

Gabrielly

A minha gatinha ela apareceu com um corte pequeno no pescoço, ferimento esse q aumentou e fica aparecendo outros cortes, porque ela fica coçando também... Estou sempre higienizando o ferimento dela, mas não chega a cicatrizar bem porque ela fica lambendo o local ou coça...
Pode me falar algum medicamento que possa ajudar na cicatrização dela rápido ?

Olá Gabrielly,

Se a lesão não estiver sangrando, você pode utilizar o Regepil, você higieniza a região com soro fisiológico e passa o Regepil 3x ao dia, ate completa cicatrização.
Mas você precisa colocar um colar elizabetano nele, para ele não lamber ou coçar a região. Pois a saliva impede a cicatrização da lesão e ainda pode infeccionar.

Júlio Cesar Fontana

Gostei dos relatos, tenho uma gata de 6 anos que sofreu uma intervenção cirúrgica em local de difícil cicatrização, agora está em cicatrização aberta já a 6 meses, também nesse espaço de tempo adquiriu uma infecção por bactérias que está proliferando em vários locais, do tipo perfurante, estou com acompanhamento de médicos veterinário, gostaria de saber se Regepil além da aceleração do crescimento de pele pode ser usado nas infecções.

Olá Julio,

Obrigada por compartilhar sua dúvida comigo.

O Regepil age apenas na cicatrização, ele não tem ação nas bactérias, nesse caso você precisa utilizar um antibiótico com ação nas bactérias e o Regepil na cicatriz, lembrando que ele não pode ser utilizado em lesões com sangramento.

O Regepil deve ser utilizado 3x ao dia ate completa cicatrização.

Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Flaviano dos Santos Corrêa

Meu cachorro está com uma ferida no seu fulcinho,que machucou por ser muito elétrico mas nada faz sarar e por estar perto da boca sempre está lambendo,qual remédio a ouro fino poderia me ensinar neste caso.nao são feridas funda .

Olá Flaviano,

Obrigada pelo seu contato.

Em nossa linha, temos o Regepil um produto cicatrizante para uso tópico, composto pela associação entre Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, indicado na estimulação da cicatrização de feridas em cães e gatos.
Dentre as possibilidades de uso do Regepil, além de feridas gerais em cães e gatos, o produto pode ser indicado para feridas crônicas, feridas localizadas em região de difícil cicatrização e para animais com comprometimento do processo de cicatrização fisiológico, decorrente de uma condição clínica pré-existente ou de algum tratamento concomitante, de modo a contribuir e acelerar o processo de cicatrização.
O fato do animal conseguir lamber a região diminui a resposta do organismo, se possível tente passar o Regepil e fechar o ferimento com uma bandagem elástica pet.

Utilize o Regepil 3x ao dia ate completa cicatrização, antes da aplicação limpe a ferida com soro fisiológico.

Para mais informações sobre o produto acesso nosso site:
www.ourofinopet.com/produtos/dermatologicos/regepil/

Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Luciane

Estou usando esse spray a 1 semana e não percebi melhoras alguma ☹️.. incisão no lábio inferior de uma cadela

Olá Luciane,

Obrigada pelo seu contato.

Como você esta fazendo a limpeza da incisão e esta utilizando o Regepil quantas vezes ao dia?

É necessário lavar a ferida com solução fisiológica, removendo qualquer corpo estranho, tecido necrótico ou tecido de hipergranulação existente, antes de cada aplicação do produto.
Em caso de sangramento da ferida, é recomendado que a aplicação do produto seja realizada apenas após o sangramento ter cessado.
Aplicar o produto sobre a região a ser cicatrizada, movimentando o frasco para que a aplicação aconteça em toda a área da ferida. Aplicar em quantidade suficiente para que toda a superfície e bordas da ferida recebam o produto. Após a aplicação do produto, lavar as mãos com água e sabão.

Para a correta evolução do processo de cicatrização de feridas são necessários cuidados especiais, a fim de proteger a região a ser cicatrizada de eventuais lambeduras, mordeduras e arranhaduras, que podem interferir negativamente no tratamento da ferida. Recomenda-se, por exemplo, o uso de colar elisabetano.

Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Marcia

Olá.
Minha gatinha tem 9 meses e ficou pendurada num arame o q fez com que "rasgasse " a pele da virilha.
Levei na veterinária onde ela fez 8 pontos. Mas acontece q acabou abrindo toda a pele novamente. E agora tenho q esperar cicatrizar. Ela receitou Rifolcina tópica para o local. O problema eh q ela lambe o local e não adianta colocar o colar nela. Ela acaba tirando e tenho medo q ela se machuque.
Não tenho deixado ela sair pra rua, já pra não piorar. O q vc pode me dizer?
Se possível vc puder responder no wathsapp ou no meu e-mail. Pq não venho sempre aqui na página.
Obrigada desde já.

Olá Márcia,

Obrigada por compartilhar sua dúvida comigo.

Para a melhor cicatrização é necessário que sua gatinha fique com o colar, pois a saliva impede a cicatrização e ainda pode levar bactérias a ferida, podendo infecionar. Existe alguns colares feitos com tecido, que são mais confortáveis para o animal, ou tente enfaixar a região com bandagem pet, ou colar uma roupinha, algo que impeça o animal de lamber ou coçar a região.

Para cicatrização da lesão você pode utilizar o Regepil, somente ele, lave a região com soro fisiológico e aplique uma camada do produto, 3 vezes ao dia, ate completa cicatrização.
Lembrando que o Regepil não pode ser utilizado em feridas com sangramento.

Cremilda

Tenho um viralata de 9 anos ele brigou e se feriu na orelha levei ao veterinário .já tomou faróis antibiótico e a ferida não sicatriza

Olá, Cremilda, na linha de produtos Pet tenho o Regepil que é um cicatrizante para uso tópico, composto pela associação entre Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, indicado na estimulação da cicatrização de feridas em cães e gatos.

Dentre as possibilidades de uso do Regepil, além de feridas gerais em cães e gatos, o produto pode ser indicado para feridas crônicas, feridas localizadas em região de difícil cicatrização e para animais com comprometimento do processo de cicatrização fisiológico, decorrente de uma condição clínica pré-existente ou de algum tratamento concomitante, de modo a contribuir e acelerar o processo de cicatrização. Quando utilizado no tratamento de feridas cirúrgicas o produto pode atuar ainda na redução do índice de deiscência de pontos.

Para mais informações clique no link abaixo:

https://www.ourofinopet.com/produtos/dermatologicos/regepil/

Edmerce

Minha cachorra precisou de um cirurgia para retirada de todas mamas e um tumor grande, acontece que houve a ruptura de todos os pontos e eu gostaria de saber se posso fechar um pedaço com esse produto

Olá Edmerce, na linha de produtos Pet tenho o Regepil que é um cicatrizante para uso tópico, composto pela associação entre Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, indicado na estimulação da cicatrização de feridas em cães e gatos.

Dentre as possibilidades de uso do Regepil, além de feridas gerais em cães e gatos, o produto pode ser indicado para feridas crônicas, feridas localizadas em região de difícil cicatrização e para animais com comprometimento do processo de cicatrização fisiológico, decorrente de uma condição clínica pré-existente ou de algum tratamento concomitante, de modo a contribuir e acelerar o processo de cicatrização. Quando utilizado no tratamento de feridas cirúrgicas o produto pode atuar ainda na redução do índice de deiscência de pontos.

Para mais informações clique no link abaixo:

https://www.ourofinopet.com/produtos/dermatologicos/regepil/

Gabriela

Dei uma ingercao termicina LA em minha gatinha e depois de 3 dia no local fez uma ferida oq devo faz

Oi Gabriela, você deve levar sua gata imediatamente ao médico veterinário pois esse produto utilizado não é indicado para a espécie e pode ser tóxico. Sugiro que procure também o atendimento ao cliente do fabricante.

Cintia Nicolau

Olá! Tenho uma vira latinha de 3 anos com dermatite atópica há um ano e meio.
Ela é adepta da alimentação natural, faz ozonioterapia e hemoterapia. Mas mesmo assim ela tem crises, onde se coça muito, aparecendo varias feridinhas pelo corpo. Eu uso óleo de girassol ozonizado nas feridas, mas as vezes só ele não adianta. Gostaria de saber se o produto se vocês, o Regepil é eficaz para cicatrizar essas feridas, e se ele tem corticoide, ou se algum componente da fórmula pode causar algum dano ao animal ao longo do tempo. Muito Obrigada, Cintia.

Oi Cintia, o Regepil é um produto de uso tópico composto de Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, ou seja, não possui corticoide.
Dentre as possibilidades de uso do Regepil, além de feridas gerais em cães e gatos, o produto pode ser indicado para feridas crônicas, feridas localizadas em região de difícil cicatrização e para animais com comprometimento do processo de cicatrização fisiológico, decorrente de uma condição clínica pré-existente ou de algum tratamento concomitante, de modo a contribuir e acelerar o processo de cicatrização. Quando utilizado no tratamento de feridas cirúrgicas o produto pode atuar ainda na redução do índice de deiscência de pontos.

Iris

Olá apareceu uma feridinha no meu cachorro, estou lavando com água corrente, sabão neutro, e coloco água oxigenada vol 10, deixo secar e coloco a pomada cicatrizante chamada Alantol.
Esse procedimento está certo?

Oi, Iris! Recomendo que você leve seu amigo ao médico-veterinário para que ele faça os exames clínicos e descubra a causa dessa feridinha para assim indicar o tratamento correto. Dependendo do tipo de ferida, é preciso administrar antibióticos adequados, shampoos bactericidas e descobrir as causas de base. Junto ao profissional que acompanha seu pet, avalie a possibilidade de usar esses dois produtos indicados para afecções cutâneas e cicatrização de feridas: o Dermotrat, agente antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório de uso tópico para afecções cutâneas que acometem cães e gatos. Existe a apresentação em creme e também aerosol. Também tenho o Regepil, cicatrizante de uso tópico, composto pela associação entre Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, indicado na estimulação da cicatrização de feridas em cães e gatos. Lembre-se que apenas o médico-veterinário saberá avaliar a extensão e gravidade das feridas e poderá indicar o tratamento correto.

Elvira Aparecida Fiamoncini

Olá eu tenho uma gata que foi picada por uma arranha e deu necrose, levei no veterinário ele fez duas cirurgias para retirar a parte da necrose usei regepil e vetaglos por vários meses já vai fazer um ano que ela está usando esses médicos, mas agora ficou uma pequena parte que não quer mais cicatrizar não sei o que vou fazer porque o veterinário disse que ele não sabe o que fazer para cicatrizar o ferida, eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar. ....?

Oi, Elvira! A cicatrização consiste na reconstituição tecidual e é comum em todas as feridas, independe do agente que causou a lesão. Esse processo é dividido em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação, e remodelamento ou maturação, sendo que pode ocorrer de forma mais rápida ou lenta, dependendo de cada organismo. Cuidados como manter o local limpo, lavar as mãos antes de cuidar da ferida, tentar não deixar o gato lamber o ferimento e proteger a lesão são muito importantes. Você pode continuar com o uso do Regepil, por até três vezes ao dia, até a completa cicatrização. Lembre-se de que é importante a avaliação de um profissional.

Catharina

Olá, eu cuido de um gato de rua e agora ele está com uma ferida grande e aberta. Dá pra ver a carne vermelha e rosa, mas em volta está ficando branca a pele. Isso é bom ou ruim?? O que devo fazer?

Oi, Catharina! A cicatrização de feridas consiste na reconstituição tecidual e é comum em todas as feridas, independe do agente que causou a lesão. Este processo é dividido em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação, e remodelamento ou maturação. O colágeno, parte esbranquiçada, é a proteína mais abundante no corpo do animal de companhia e também o principal componente da matriz extracelular dos tecidos, ele se estrutura numa rede densa e dinâmica resultante da sua constante deposição e reabsorção. Para a cicatrização da ferida do pet, você pode usar o Regepil diariamente, por até 3 vezes ao dia. Confira mais informações no link: link.ourofino.com/fbe08.
Lembre-se de consultar o médico-veterinário para que ele examine o animal de companhia pessoalmente e indique o melhor tratamento para o caso.

Ana Marim barbosa

Boa tarde! Uma linha feriu a unha do meu gato, levei o veterinário fiz todo o procedimento e não fecha o ferimento. Me ajuda por favor. Obs: Estou usando o colar direto. Mesmo assim o raspa na ferida.

Oi, Ana! A Ourofino conta com o Regepil, cicatrizante de uso tópico indicado para estimular o processo de fechamento de feridas nos pets. Ele deve ser aplicado, até 3 vezes ao dia, na região a ser cicatrizada, em quantidade suficiente para que toda a ferida e borda recebam o produto. Saiba mais em: link.ourofino.com/95f28

É importante que você consulte um médico-veterinário para que ele examine seu aumigo presencialmente e indique o tratamento correto.

Natália Alencar

Olá, minha cachorra sofreu queimadura de óleo quente de segundo grau profunda há 1 mês, mas ela ainda apresenta feridas abertas e com sangramento. Esse produto é recomendado para esse tipo de tratamento? Existem testes feitos para casos como esse?
Agradeço desde já!

Olá, Natália. O Regepil é indicado para uso após o sangramento ter terminado. Para saber mais sobre o produto, confira em https://www.ourofinopet.com/produtos/dermatologicos/regepil/. E não deixe de contar com o auxílio de um médico-veterinário para o diagnóstico preciso e a recomendação de todos os cuidados que a sua cachorrinha precisa.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet