20 de Junho de 2017

Cuidados com as feridas de pele de cães e gatos

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

A pele é o maior e um dos mais complexos órgãos do corpo, representando a principal barreira protetora do organismo e essencial para a sobrevivência. As lesões de pele, particularmente as feridas, possuem grande importância clínica em função da alta frequência com que ocorrem nos animais, além da possibilidade de resultarem em infecções e de se constituírem como uma fonte de dor e incômodo.

Determinados tipos de feridas ou situações em que ocorrem caracterizam-se por processo cicatricial lento e complicado, como é o caso dos gatos, que por características fisiológicas da espécie apresentam o processo cicatricial mais lento que os cães. Sendo assim, pedem cuidados especiais quando apresentam feridas.

Conheça alguns cuidados básicos durante o procedimento de tratamentos das feridas: lave bem as mãos com água e sabonete, limpe a ferida com soro fisiológico para tirar qualquer resto de sujeira, coloque um colar elisabetano no seu pet para impedir que ele lamba a ferida e, com isso, o processo de cicatrização demore ainda mais e, por último, não se esqueça de levá-lo ao médico-veterinário para uma avaliação detalhada para que ele estabeleça o melhor protocolo de tratamento.

Para uma cicatrização rápida e de melhor qualidade para cães e gatos, a Ourofino Pet conta em sua linha com o Regepil, um produto tópico de formulação exclusiva e potente ação cicatrizante. 

 

Foto: IStock

Tags

Comentários

Lohany de Almeida Nunes

Para uma melhor cicatrização o ferimento deve ficar aberto ou fechado ?

Lohany, a cicatrização é o processo no qual o organismo tende a reparar uma lesão ou perda de tecido. Esse processo está dividido em diferentes fases, por isso para uma boa cicatrização, tanto em feridas abertas ou fechadas, é necessário uma boa perfusão e formação de tecido de granulação saudável para posterior coaptação das bordas da lesão.
Veja alguns fatores que afetam a cicatrização:
- Locais: corpo estranho, sujidades, material de sutura, implantes; tecido necrosado ou isquêmico; infecção; temperatura; coleção de líquidos: hematoma, seroma.
- Sistêmicos: uso de corticosteroide; radioterapia, quimioterapia; idade; diabete mellitus descompensada; hiperadrenocorticismo; neuropatia; hipoproteinemia; hepatopatia: deficiência de fatores de coagulação; choque hipovolêmico; presença de toxinas bacterianas; anti-inflamatórios não esteroidais; oxigênio hiperbárico; ultrassonografia e fototerapia.

Mônica

Obrigada Ourofino pelo Regepil !!!!!!!
Após um mês da castração da minha cachorra, tentando de tudo e sem sucesso na cicatrização, com uma semana usando Regepil já está tudo fechado.
Obrigada, obrigada, obrigada !!!

Tenho fotos do antes e depois, se quiserem ver ....

Oi, Mônica! Ficamos muito felizes com a melhora da sua amiga! Obrigada pelo retorno positivo sobre o produto Regepil. Trabalhamos diariamente para oferecer as melhores soluções, prezamos pela saúde dos nossos companheiros. Conte sempre conosco! Compartilhe com a gente as fotos pelo e-mail relacionamento@ourofino.com.

João

Meu cachorro teve sinomose há uns dois anos é ficou com sequelas próprias da doença. Além disso nasceu uma ferida abaixo do seu olho que nunca cicatriza apesar de já ter usado alguns remédios. Oque devo fazer?

Oi, João. Você deve levar o seu amigo ao médico-veterinário, pois o profissional precisa acompanhar a recuperação dele e tratar as sequelas. A cinomose é uma doença terrível para cães, mata até 80% dos animais de companhia acometidos e os que sobrevivem podem conviver para sempre com as sequelas. Inclusive, as sequelas desta enfermidade podem ser muito graves, elas vão desde a tetraplegia até as pequenas contrações involuntárias. A visão e os olhos são órgãos acometidos com frequência pela doença. Um dos sintomas da cinomose é a conjuntivite seca. Além disso, a cegueira também é uma sequela, sendo uma das causas a dilatação da pupila que a cinomose causa durante a manifestação da doença. Se o cão com a pupila dilatada ficar em ambientes com muita luz, pode queimar a retina e causar a cegueira. Outra complicação que pode acontecer com a conjuntivite da cinomose é a úlcera de córnea. Por isso, é preciso que você procure imediatamente o veterinário para evitar que a infecção prejudique a visão do seu amigo. A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados especiais.

Mônica

Boa tarde !!! Minha cachorra castrou há quase um mês e a cicatrização está muito difícil. Vamos começar a usar o Regepil.
Ela está usando roupa cirúrgica, deve continuar usando a roupa no tratamento com o Regepil ou o uso do colar elisabetano é mais indicado por deixar a ferida respirar ...
Me ajudem por favor !!!
Obrigada !!!!!

Oi, Mônica! Você pode usar o Regepil das duas maneiras, isto é, pode aplicar o produto, esperar 5 minutos e colocar a roupa cirúrgica, ou deixar a cicatriz aberta e usar o colar elisabetano. Veja o que é melhor para o bem-estar da sua amiga. Outra opção é cobrir a ferida com uma bandagem própria para cães.
Para qualquer outra informação, converse com nossa equipe gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Rebeca

Meu cachorro Loopy está com infecção urinária, levei a veterinária, ela passou as medicações, mas hoje fui limpar a ferida no testículo e.o pus estava saindo, com o antisséptico o pus saiu, mas ficou um buraco no testículo dele, que está causando ainda mais desconforto, não deixando ele ficar deitado.
O que devo fazer? Coloco uma gaze com antisséptico para não deixar exposta a lesão?
Vejo que ele procura sempre um lugar frio para se apoiar,.como forma de alívio para dor.

Rebeca, já que seu amigo está sendo atendido por uma médica-veterinária, o melhor a fazer é você conversar com ela e verificar qual o melhor jeito de ajudá-lo a diminuir o desconforto, pois como não vejo o pet pessoalmente, não consigo fazer a análise clínica. O importante é não deixar o Loopy lamber a ferida para não contaminá-la, para isso é recomendado o uso do colar elisabetano. O melhor é sempre deixar a ferida aberta para respirar, mas veja com a veterinária se você pode colocar uma bandagem própria para cães na região. Verifique também sobre usar um analgésico para diminuir a dor e algum produto para ajudar na cicatrização. A Ourofino conta com o Regepil, que é um cicatrizante para uso tópico, composto pela associação entre Tartarato de Ketanserina e Asiaticosídeo, indicado na estimulação da cicatrização de feridas em cães e gatos, só não pode ser utilizado em feridas que estão sangrando.

Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

sueli

A veterinaria me orientou usar regepil e deixar a ferida aberta e meu pet usando colar elisabetano.
Gostaria de saber se com o uso de regepil a ferida aberta não vai pousar moscas?
Por favor aguardo resposta e agradeço!

Oi, Sueli! O Regepil é um cicatrizante indicado para estimular a cicatrização em cães e gatos, promovendo resultado rápido e de melhor qualidade. O uso deste produto deve ser feito conforme recomendações do médico-veterinário e não pode ser aplicado em feridas sangrando. Com relação às moscas, o Regepil não tem ação repelente, por isso recomendo fazer a limpeza da ferida para que esses insetos não incomodem seu amigo.

Patrícia Spring

Boa tarde,há 4meses atrás fiz uma cirurgia,para retirar um Limpoma de gordura,na minha Rott,como me arrependo.Ai começou meu pesadelo,depois de uma semana,deu Ceroma,abriu a cirurgia,passava medicação,encaixava ela,e nada de cicatrizar,entramos com sessões de Ozônio,e a cicatrização e super lenta. Gastei muito e nada,até que resolvi pesquisar. Achei esse Regepil,como tratamento alternativo,pois estou super stressada,eu e minha Kyara.E tem uma semana que estou passando Regepil,e fechou 2 cm,já é uma esperança. Será que posso continuar com Ozônio tambem

Oi, Patrícia!
Você pode continuar com a aplicação do produto Regepil até a completa cicatrização da ferida. Em relação à necessidade das sessões de Ozônio, indico que procure novamente o médico-veterinário que está acompanhando o caso da sua pet para que ele te oriente corretamente.

Carolina Bastos

Gostaria de aproveitar este passo para parabeniza-los pelo produto Regepil.
Minha cachorra de 5 anos sofreu uma cirurgia muito delicada, com uma veterinária excelente na qual confio demais; Dra Marita Pilon. E ela receitou este medicamento. Está na fase final de cicatrização, após bastante tempo, pois foi uma cirurgia de grande porte devido a uma ferida encapsulada por mordedura no linfonodo esquerdo.
O Regepil tem sido crucial no processo de cicatrização. É um local muito dificil de cicatrizar devido à dobra da perninha dela. Parabéns pelo maravilhoso efeito deste medicamento. Recomendo a todos que tenham cães com feridas difíceis de cicatrizar.
Abraços!!!! Carolina.

Oi, Carolina!
Ficamos muito felizes com a notícia. Nada melhor do que saber que os nossos pets estão bem cuidados e com a saúde em dia. Se puder, mande pra gente, pelas nossas redes sociais, as fotos da recuperação da sua pet. Ficaremos felizes em conhecê-la. Nossos contatos digitais são: Facebook.com/OurofinoSaudeAnimal – Instagram/OurofinoSaudeAnimal – Twitter/Ourofino e YouTube.com/OurofinoSaudeAnimal. Conte sempre com a gente. #FazBemCuidarDessaRelação

Luciana Aparecida de Melo

Boa tarde.

ASSUNTO: REGEPIL - MARAVILHOSO!!! QUERO QUE TODOS QUE TEM PET SAIBAM DÁ EFICIÊNCIA DE REGEPIL.

Simplesmente muito obrigada Ourofino, minha gatinha está quase curada, 41 dias de tratamento e uma ferida de um ano e um mês está quase fechada com o uso de Regepil, muita luta, três cirurgias, muitas idas ao consultório, tratamento alternativo com Ozônio, muito dinheiro e 41 dias usando Regepil nós estamos enxergando um final feliz. Todas as vezes que trocamos o curativo é uma surpresa, nossa está fechando e agora minha Princesa o que iremos fazer diariamente, sem essa luta, esse compromisso, vamos brincar, sermos mais felizes, sem dódoi. Se quiserem posso encaminhar as fotos, fizemos fotos semanais desde o dia 25/06/17, quando iniciamos o tratamento com Regepil, poucas, 6 ou 7, diante de muitas que fizemos em 11 meses de tratamento sem muito sucesso. UFA, VIVA O REGEPIL! OBRIGADA DE CORAÇÃO MAIS UMA VEZ, ESTAMOS MUITO AGRADECIDOS E FELIZES!

Olá, Luciana!
Ficamos muito felizes em compartilhar a sua alegria. Nada melhor do que saber que os nossos pets estão bem cuidados e com a saúde em dia.
Conte sempre com a Ourofino.
Vamos passar o seu contato para a nossa equipe técnica, para falarmos sobre as fotos. Obrigado.

Rivanildo Ramos

Meus amigos como tratar um calo de carne dentro da orelha do meu cachorro. O mesmo fica coçando, sacudindo a orelha. Tem algum remedio pois não queria no primeiro momento fazer uma cirugia.

Oi, Rivanildo. Obrigado por compartilhar o seu caso com a gente. Nesta situação, é necessário que você agende uma consulta com o veterinário para que ele examine pessoalmente o seu pet. Assim você será orientado da melhor forma em tudo o que precisa para o tratamento. Obrigado por acompanhar o nosso blog.

Luciana Aparecida de Melo

Boa tarde.
Muitíssimo obrigada pelo retorno, já assisti o vídeo e ajudou com mais algumas informações, por exemplo, que Regepil ativa a circulação e percebi que a gaze quando vou trocar o curativo tem um pouco de sangue, o que não acontecia antes, inclusive irei comentar com a veterinária que cuida da minha gatinha. Obrigada mais uma vez. Luciana.

Luciana, conte sempre com a gente. #FazBemCuidarDessaRelação
Abraços para você e sua gatinha.

Luciana Aparecida de Melo

Boa tarde.
Adotei uma gatinha machucada em 21/07/16, ela sofreu um acidente e perdeu a cauda, não sei que tipo de acidente, encontrei-a ferida, passou por três cirurgias e perdeu muita pele, desde então tratei com pomada humana, que fechou um pouco e nos últimos seis meses aplicações de ozônio (alternativo) o que também fechou mais um pouco. Como a área era grande está demorando muito, sempre com acompanhamento veterinário. Bom, comecei em 25/06/17, por indicação do veterinário, com muita esperança o uso de Regepil, vou fazer dois curativos por dia, manhã e noite, lavar com soro e aplicar Regepil, ela usa roupinha cirúrgica, protejo a ferida com gaze e micropore, caso tenham alguma dica favor informarem, pois só quero ver minha gatinha curada, tendo vida normal. Obrigada e que todos nós tenhamos sucesso com esse novo medicamento. Luciana

Oi, Luciana. Pelo o que nos contou, as instruções do veterinário estão corretas sobre o uso do Regepil. É isso mesmo! Se quiser saber mais sobre o tratamento de feridas na sua gatinha, dê uma olhada neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4l4Dgzk0Tvw. Abraços e boa recuperação para ela.

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Fique atento aos cuidados para adotar um pet

    02 jan
    2019

  • Giárdia: saiba mais sobre a doença

    23 nov
    2018

  • Leishmaniose: fique atento à prevenção

    23 out
    2018

  • A importância da vacinação para prevenir doenças

    25 set
    2018

  • Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

    21 ago
    2018

  • Distúrbios comportamentais em pets

    20 jul
    2018

  • Carregar mais posts