Microbiota intestinal de cães e gatos

Por Mariana Castelhano Diniz , analista técnica na Ourofino Pet

21 de Dezembro de 2016

Microbiota intestinal de cães e gatos

Certamente você já deve ter lido ou escutado algo sobre a microbiota intestinal, não é mesmo? Microbiota intestinal é o nome dado ao conjunto de microrganismos benéficos que habitam a mucosa dos diversos órgãos do trato gastrointestinal tanto dos animais quanto dos humanos.

Em cães e gatos a microbiota é composta por um grande número de microrganismos, especialmente bactérias, que são adquiridas logo após o nascimento. As bactérias coabitam normalmente com humanos e animais e encontram-se associadas a vários outros tecidos como, por exemplo, a pele, o trato respiratório e o urinário. A microbiota presente no trato digestivo de cães e gatos possui importantes funções no organismo. Ela atua como uma barreira que impede a aderência de bactérias causadoras de doenças, tem papel importante no sistema imunológico ativando células e estimulando produção de imunoglobulinas, além disso tem ação na digestão de nutrientes e na regulação dos movimentos intestinais.

Depois que a microbiota intestinal se estabelece ela permanece relativamente estável, mas pode sofrer influência de alguns fatores como a dieta, doenças, uso de medicamentos e envelhecimento. Além dos fatores já citados, razões emocionais também podem acarretar desequilíbrio da microbiota, como a chegada de um novo animal, viagens, ausência do dono, mudanças de ambiente e até mesmo a diminuição de passeios.

O desequilíbrio da microbiota intestinal também chamado de disbiose pode resultar na diminuição das populações de bactérias benéficas e favorecer a adesão e a proliferação de agentes patogênicos prejudicando a saúde dos pets por meio de desordens imunes e metabólicas.

Um sistema digestivo frágil favorece o aparecimento de problemas como má absorção de nutrientes e baixa imunidade nos pets. Quando isto ocorre há mais chance do aparecimento de doenças oportunistas. Para auxiliar na resolução e para a prevenção destes quadros os produtos denominados probióticos são excelentes ferramentas.

Por definição a palavra probiótico significa “a favor da vida” e foi usada pela primeira vez em 1954 para descrever substâncias necessárias para uma vida saudável. Probióticos são suplementos alimentares formulados com microrganismos vivos que atuam de maneira benéfica no trato intestinal. No mercado pet os probióticos podem ser encontrados como parte da formulação de rações e também em produtos específicos, como o Biocanis da Ourofino Pet.

As bactérias probióticas atuam no equilíbrio intestinal ajudando a regular a microbiota intestinal. O uso de probióticos traz inúmeros benefícios à saúde de cães e gatos uma vez que impedem a colonização de bactérias patogênicas, promovem o bom funcionamento do sistema imunológico e favorecem a digestão e absorção de nutrientes.

O uso de probióticos não possui contraindicação, eles podem ser fornecidos aos pets em qualquer fase da vida, sendo especialmente importantes em situações em que existem altos níveis de estresse com consequente queda do sistema imunológico. Diversas fases da vida de cães e gatos são estressantes, como por exemplo, a fase de desmane dos filhotes ou o período pré e pós-parto nas fêmeas. Qualquer alteração de rotina gera um estresse aos animais, nestes casos os probióticos podem ser utilizados para prevenir o desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas decorrentes desta situação.

A utilização de microrganismos probióticos deve ser sempre feita com o objetivo de manter o equilíbrio benéfico da microbiota. Cuidar da saúde intestinal do pet faz parte do cuidado da relação entre eles e as pessoas. É sempre bom conversar com um médico-veterinário para mais informações sobre o uso de suplementos probióticos.

Comentários

Taís

Olá, gostei muito do artigo, mas me resta uma dúvida: o que significa microbiota aumentada? Desde já agradečo

Taís, microbiota intestinal é o nome dado ao conjunto de microrganismos benéficos que habitam a mucosa do trato gastrointestinal e precisa ter um equilíbrio. O desequilíbrio causa diminuição dessa microbiota, ou seja, favorece a adesão e a proliferação de agentes patogênicos prejudicando a saúde dos pets por meio de desordens imunes e metabólicas. Nestes casos, os probióticos podem ser usados para prevenir o desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas decorrentes desta situação.

Fabiane Azeredo Atallah

Adorei ler sobre o assunto. Gostaria de saber qual a bibliográfia, utilizada muito bem, pela mariana. Se puderem me enviar adoraria ler mais sobre. Desde já agradeço!

Oi, Fabiane!
A médica-veterinária Mariana Diniz não faz mais parte da nossa equipe. Encaminhamos seu pedido aos nossos profissionais responsáveis pelos textos publicados aqui no blog. Assim que obtivermos um retorno, entraremos em contato com você.
Confira mais informações e conteúdos em nosso site: www.ourofinopet.com.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet