Problemas articulares em cães e gatos

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

20 de Abril de 2017

Problemas articulares em cães e gatos

Os problemas articulares não são exclusivos dos seres humanos, acometendo também os cães e gatos com grande frequência. Eles podem acontecer devido ao desgaste normal que os tecidos sofrem com o passar do tempo. O envelhecimento acarreta várias alterações nos sistemas orgânicos dos animais, entre elas observamos o aparecimento das doenças articulares degenerativas (DAD) e a mais comum é a osteoartrite.

A osteoartrite é uma doença degenerativa que ocasiona a destruição da cartilagem articular em vários níveis, podendo causar situações ainda mais graves. A incidência dessa condição é maior em cães do que em gatos, especialmente em animais idosos de raças grandes e gigantes.

Além do envelhecimento, a osteoartrite pode ser causada por obesidade, sedentarismo, traumas, rupturas de ligamento, configurações articulares anormais. Apesar de não haver cura para os animais com osteoartrite, tratamentos farmacológicos com anti-inflamatórios, analgésicos e condroprotetores podem ser utilizados visando reduzir a inflamação, a dor e retardar a progressão da doença. Outras medidas de suporte como a redução de peso dos animais, a prática de exercícios físicos controlados, fisioterapia e adequação nas condições ambientais devem ser realizadas.

As baixas temperaturas favorecem a sensibilidade das articulações, causando dor e desconforto principalmente nos animais idosos. Por isso, é muito importante levar o seu animal de estimação para uma consulta de rotina, buscando a prevenção ou ainda o diagnóstico e tratamento precoce dessa patologia. Também é muito importante ter cuidado especial com o local onde os pets dormem, deixando-o o mais agradável e aconchegante possível, com cobertores e uma cama confortável. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação ao piso do local em que o animal vive. O ideal é que não seja escorregadio, pois pode dificultar a adesão das patas ao caminhar, piorando o quadro clínico do animal.

Para o auxílio terapêutico, a Ourofino Pet disponibiliza o Maxicam Plus (associação do anti-inflamatório não esteroide meloxicam ao condroprotetor sulfato de condroitina A), Condromax Pet (suplemento alimentar composto por sulfato de condroitina A, glicosamina e minerais) e Nulli (analgésico oral à base de tramadol).

Comentários

Waleska

Vcs vendem de forma direta para canil registrado?

Olá Waleska, obrigada pelo seu contato.

A venda dos nossos produtos é feita via distribuidor, por favor para informações comerciais, entre em contato com eles:

FOCUS DISTRIBUIDORA LTDA
Telefone: (81) 3227-7011
E-Mail: contato@distribuidorafocus.com.br

Marli L G Guimarães

Cachorra SRD 12 anos, 12kg
Portadora de Hiperadreno, faz uso de Trilostano 5 mg há 4 anos, já apresentou ruptura de ligamento em perna traseira esquerda.
Agora percebe que as juntas da perna dianteira estão pouco inchadas e manda muito.
Qual devo usar pra melhorar esse quadro, e não piorar.
Trato ela no Hosp Ver gratuito, exames faço no particular, a despesas são altas.
Obrigada

Olá Marli, obrigada por compartilhar sua dúvida comigo.

Sua cachorra chegou a fazer cirurgia após ruptura do ligamento?

O ideal seria que sua cachorra fizesse fisioterapia, para fortalecer os ligamentos e evitar uma nova ruptura de ligamento, e consequentemente evitar a manqueira e o inchaço.

Para controle da dor, você pode utilizar o Maxicam plus e para uso continuo o Condromax Pet.
É importante também controlar o peso do animal, pois o excesso de peso pode piorar o quadro, evitar também que o animal suba e desça pulando de sofás, camas, lugares altos.

Rosineide

Meu Cão é idoso, apresenta défice de força no quadril e tem insuficiência renal, posso suplementar com Condromax?

Oi, Rosineide! Indico que você agende uma consulta uma com o médico-veterinário para que ele indique o melhor tratamento para o seu amigo. Não há em bula contraindicação do uso do Condromax para pets com insuficiência renal. A suplementação com o produto é recomendada em todos os momentos em que houver necessidade de auxílio dos componentes de sua formulação, por exemplo, em animais de companhia submetidos a exercícios constantes, em crescimento ou em condições especiais. O Condromax é um ótimo suplemento para animais com osteoartrose e para regeneração cartilaginosa, porque diminui o processo inflamatório e também a deposição de trombos.

Roberto Martins

Tenho um cão de 50kg com 5 anos de idade e usa condromax freguentimente, gostaria de saber se vocês vendem o produto ao consumidor final?

Oi, Roberto!
Infelizmente não fazemos venda direta. O Condromax é encontrado nas principais lojas veterinárias em todo o país. Nossa equipe entrará em contato com você para mais informações. Também estamos à disposição pelo 0800 941 2000. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.
Obrigado.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet